.

Doce ou Travessura?

By 17:09

Mais conhecido por crianças vestidas ridiculamente e batendo na porta de estranhos pedindo doces, o Halloween, aqui no Brasil, não é comemorado. Uma pena. Eu até gostaria de me fantasiar e ganhar doces - ou tocar ovos na casa dos outros.

Mas a verdade é que o halloween nada mais é do que a véspera do dia de todos os santos, um dia sagrado, os celtas acreditavam que neste dia o mundo seria ameaçado pelas ações de demônios e fantasmas. Assim surge a preocupação de afastar esses maus espíritos de suas colheitas, criando-se uma festa cercada por figuras estranhas e bizarras.

Também há a lenda irlandesa de que os cidadãos usam mascaras para não serem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia.

Fato é que o Halloween se perdeu completamente com o passar dos anos e a criatividade dos comerciantes para vender mais seus produtos. A mesma coisa que acontece no natal, dia dos namorados, pais, crianças... A lista é infinita.

Até que eu gosto dessas datas. Eu ganhava presentes, ficava feliz. Mas o halloween era a unica data que nunca comemoramos. Nunca ganhamos nada, ou nos reunimos. Não é motivo de brincadeira e alegria. Na verdade é envolto por uma névoa de medo e terror. Fantasmas, monstros, todos os seres sombrios andando a solta pelo nosso mundo, ameaçando as crianças e... cachorros (filmes de terror com animais sempre acabavam com o bichinho morto cruelmente e pessoas nem ligando).

Eu sempre tive medo de fantasmas. Ainda tenho medo de fantasmas. Vou para fora, à noite, vejo a lua cheia e tenho a estranha sensação de estar sendo observada. Me arrepio só de pensar. Halloween, antes de conhecer sua história, sempre foi meu terror. Inveja, tremendo inveja dos carinhas dos Estados Unidos, e terror por ficar ouvindo histórias assustadoras e vendo filmes que crianças não deveriam ver.

Mas não dá pra reclamar, com 21 anos ainda exijo presente de dia das crianças... ^^


De qualquer forma, Deus abençoe os feriados.

You Might Also Like

0 comentários