.

Desvirtuamento do horário nobre.

By 14:58

Nunca gostei muito das novelas das 8 que passam as 9. Não que eu não goste de novela, porque eu gosto. Dou preferência ás da Globo – uma vez que a minha TV de 20 anos só pega a Globo, o que não me dá muita escolha. Mas, de qualquer forma, minha lista de reclamações quanto as novelas desse horário sempre foram enormes, seja por conta do momento psicodélico em que Maya renasceu das cinzas para reencontrar Raj ou das intermináveis conversas entre os personagens mui ricos de Viver a Vida.

E dessa vez, temos Passione. Não vou contar a historinha, porque eu sei que o povo é dividido: 25% assiste, 25% não assiste e 50% assiste mas não admite. Mas para os leigos, aí vai uma colher de chá do enredo: temos os personagens clichês de sempre, com o diferencial de que dessa vez, praticamente todos eles tem relações de parentesco.

Bem, eu não sei se os problemas que eu vi nessa novela foram criados pela minha paranóia ou se todo mundo – ou pelo menos algum individuo a mais – notou. Mas a questão é: Passione é um desvirtuamento total de tudo. A maneira como os personagens agem e como isso influi no prosseguimento da história fez com que eu terminasse tendo essa opinião.

Fazendo uma breve e despretensiosa “análise”, vou expor minha singela opinião a respeito dos personagens e intrigas mais desprovidas de ética.Comecemos então pela personagem Stela:

Stela é a esposa sofrida que é freqüentemente vitima do terrorismo psicológico do marido rico e mau – Saulo. Aparentemente, a mulher seria uma pobre mãe sofredora, que tem tudo para ser feliz no fim da novela.

NÃÃÃO.

Stela, desde o começo da novela, ficava caçando, literalmente, jovens homens bonitões para...descarregar sua tensão de dondoca, por assim dizer. Então, ela tem um caso com um jovem italianinho, que acaba tornando-se mais “ardente” que os casos anteriores. O marido desconfia que a testa esteja ficando saliente e a humilha, e, lembro bem, diz num momento da novela que ela é livre para se divorciar. Não com essas palavras nem com essa gentileza, mas ele diz algo do tipo...e ela? Vai pro quarto, chora, termina o caso com o cara por quem está se apaixonando e continua com o seu casamento podre. Por que? Para não deixar de ser dondoca.

E nem me vem dizer que é por conta dos filhos e permanência da estrutura familiar, porque qualquer um pode enxergar que os filhos seriam muito mais felizes se os dois se divorciassem. E que, claramente, a forma de agir de Saulo provoca sérias conseqüências, tanto na estrutura familiar quanto no psicológico dos filhos (mais por frescura e fraqueza dos filhos do que pela maldade histérica de Saulo – minha opinião, claro).

Ou seja , seguindo essas possibilidades, chegamos a uma conclusão: Stela é sem vergonha, interesseira e preguiçosa. Primeiro porque, utilizando a grosseria do marido como desculpa, Stela vivia se aventurando nos casos mais sórdidos possíveis e, segundo e terceiro, a mulher considera sua vida confortável e regada a jóias tão importante, que prefere permanecer infeliz a ter que trabalhar e construir uma vida através de seu próprio esforço e trabalho.

Resumindo: mulheres, vamos ter 40598493 amantes, porque essa é a maneira de contornar uma possível vida infeliz no casamento. E vamos SEMPRE depender do dinheiro de nossos maridos e viver de futilidade e ócio, porque é assim que é a mulher moderna, ok? NÃÃO

Mas claro que não termina por aí. Temos o italianinho, certo? Pois é, acontece que a filha da dondoca começa a namorar o italianinho. Os dois aparentemente se amam e o italiano deixa bem claro para Stela que está realmente apaixonado pela filha (aaah, hahaha, não lembro o nome dela de jeito nenhum). A menina está feliz, o italiano está feliz e a felicidade de seus filhos e daqueles de quem se gosta deve estar acima de qualquer coisa, né?

NÃÃÃO, de novo.

A resposta de Stela é perseguir os dois até que consegue arruinar o namoro da filha. E num certo episodio, enquanto a filha sai pelas ruas atordoada e o outro filho está se drogando por aí, Stela acaba na cama com o italianinho. Ressaltando que o italiano chega a se esconder no banco de trás do carro de Stela, para que a filha não veja que o ex-namorado está fugindo com sua mamãe.

Continuando na família de Stela, eu prossigo com mais um tópico que despertou minha indignação. Em certo momento, Saulo está xingando todo mundo e , de repente, fala para eles pararem de serem inúteis e trabalharem. E todo mundo fica, simplesmente, escandalizado. Porque o cara mandou eles trabalharem! Ele até fala que a filha vai terminar em algum caixa de loja e como a menina reage a isso? Sai chorando, completamente humillhada.

Ok, onde está a humilhação nisso? Ser caixa de loja é humilhante agora? Trabalhar e não viver de renda alheia é humilhante? Tá bom. Vou dizer para os meus pais AGORA que eles vão ter que me sustentar para sempre e, caso eles digam para eu trabalhar, vou começar a chorar e implorar clemência.

Bem, há mais podridão na família de Stela, mas esses tópicos são os mais que mais me estressam. Agora, passemos para a próxima típica família brasileira: a família Gouveia.

A Família Gouveia constitui o principal núcleo da novela. Bem, eu sinceramente não sei mais quem faz parte da família Gouveia – já que a todo o momento descobre-se um parente novo, o que faz com que a família em questão não pare de aumentar. Mas farei uma brevíssima apresentação dos elementos que são relevantes para a minha reclamação :

Bete Gouveia: a matriarca da família.

Gerson: filho do meio de Bete.

Melina: filha mais nova.

Mauro: é o filho do motorista da família, mas com certeza vão descobrir que ele é mais um filho de Bete.

Diana: esposa de Gerson.

Apresentação feita, vamos a historinha. Primeiro, temos o centro de toda a minha reclamação e de toda a minha impaciência para com o horário nobre: Diana.

A historia que envolve essa porcaria de personagem é complicada, por isso, iremos com calma. Entendam:

- Diana é a mocinha batalhadora e sofredora que existe em toda novela.

- Diana gosta de Mauro nos primeiros episódios.

- Diana começa a gostar de Gerson e deixa Mauro a ver navios.

- Mauro e Gerson são melhores amigos.

- Semanas depois(ou foram dias?) ela casa com Gerson.

- Diana descobre que o príncipe Gerson é maluco e que o casamento é uma furada.

---- Pausa nesse momento para novos fatos -----

- Melina é apaixonada por Mauro desde a infância.

- Mauro não gosta de Melina do mesmo jeito.

- Melina tenta desistir de Mauro e decide casar com Fred (o vilão que quer destruir o patrimônio Gouveia )

- Bete pede para Mauro casar com a Melina para impedir o casamento dela com Fred.

- Mauro agarra Melina com ela vestida de noiva e pronta para casar.

- Mauro dá a palavra dele de que os dois vão se casar.

----- fim da pausa -----

- Diana volta a se engraçar com o banana Mauro.

- Diana ainda está casada com Gerson. Mauro tem a promessa dele com Melina.

Ok, tendo em mente esses fatos, vamos as questões:

- Que espécie de mãe é a Bete? Ela sabia do amor de Melina por Mauro, mas ela deixa claro que considera esse amor um capricho da filha. E pior, coloca os negócios da família acima da filha. E mais: nos mais diversos momentos da novela, ela defende Diana e Mauro a todo custo, enquanto deixa a mercê os próprios filhos.

- Como Bete pode permitir que Diana trabalhasse em sua empresa, na qual Melina também trabalha? (Sim, porque ela faz isso, com o intuito inicial de ferrar Melina). E nem me vem que foi por conta da experiência e capacidade da Diana. Ela acabou de se formar! Eu simplesmente amo quando algum personagem diz que “Diana foi contratada pelo ótimo currículo que apresentou”. O que tem no currículo de uma recém formada? As horas exigidas pelo curso? E por que Bete não tenta preservar um pouco a felicidade da filha? Por que ela coloca na empresa justamente a mulher que ferrou com filho (já ferrado) e com a filha dela?

- Por que todo mundo sempre acusava Melina de paranóia? Quero dizer, quando ela falava e reclamava que Diana e Mauro estavam se encontrando escondidos, eles realmente estavam se encontrando escondidos. Ela e o irmão estavam, de fato, sendo chifrados. Mas ao invés de alguém lhe escutar e dar razão, todo mundo a chamava de mimada.

- Por que Diana continua repetindo que “não entende o motivo de tanto ódio por parte da Melina”? Caramba Diana, eu também não entendo. Hahaha.

Ah, e antes de finalizar, um outro tópico que chamou a minha atenção e que também possui a tag humilhação.

Seguinte: Melina, completamente inconformada com fato de Diana estar trabalhando junto com ela, resolve infernizar um pouco a moça. Então, ela faz Diana servir o café para ela. E Diana vai embora humilhada.

OOOK, calma aê. Eu servi café no meu ultimo trabalho. Isso quer dizer que eu fui humilhada por 9 meses e ninguém me disse nada? Cadê a minha indenização?

E não tente me convencer que ela se sentiu humilhada por ser uma pessoa que tem diploma e por isso, não pode servir café. Agora, o que, diploma é sinônimo de emprego maravilhoso e garantido? No. Nem preciso explicar, porque sabemos que isso é uma realidade. E mais: Melina é a chefe. E também uma mulher magoada. Ou seja, uma combinação bem perigosa. Limpar o chão não é humilhação, varrer não é humilhação, ouvir bronca de chefe (mesmo que injusta) não é humilhação, servir café não é humilhação. É realidade.

Enfim. Não acredito, em nenhum momento, que Diana é uma mocinha. O autor afirma que ela é uma mocinha diferente e tal e por isso age da forma que age, mas essa explicação me soou muito mixuruca. Ficção é ficção, tudo bem.Não passa de uma novela. Mas o que acontece quando uma emissora do porte da Globo (todos sabemos das teorias da conspiração que envolvem a Rede Globo e o seu poder de dominação. Hahaha, mas sério - A Globo tem poder, querendo ou não) resolve passar valores completamente distorcidos como corretos?

Fica a dúvida.

Mas, de qualquer forma, o principal objetivo do post foi poder externar a minha indignação e irritação, que espero que não seja só minha – já que eu li num artigo do oráculo Google que Diana tem praticamente 90 % de rejeição do publico. E sei que muita gente não vai concordar com o que eu disse, vai dizer que eu distorci ou esqueci alguma coisa, vai dizer que eu tenho inveja de alguém ou vai dizer para eu fazer melhor do que o autor, enfim. Paciência. E, afinal, não esquecendo que é muito duro ter uma TV de 20 anos no quarto que só pega a Globo.

E quer saber do que mais? Ainda bem que o meu caráter foi formado pela Disney.

P.S.: o post não teve o objetivo de desrespeitar ninguém. Essa é a minha opinião e apenas isso. Não tive como intenção ofender algum ator, afinal, eles apenas interpretam seus personagens. Se eu quis reclamar de alguém, foi do autor com esse seu atual trabalho, excluindo de minha opinião qualquer obra anterior a novela Passione.

P.S.(2): Deus abençoe a TV a cabo.


Bom feriadão e que a força esteja com vocês.

You Might Also Like

4 comentários