.

Resenha - 4 temporada de Game of Thrones.

By 15:15 , , ,


A quarta temporada de Game of Thrones acabou no dia 15 e eu ainda estou com a musiquinha de abertura na cabeça (tana nananana nananana nanana). Serão longos meses de abstinência, sem ter essa incrível série espirrando sangue na nossa cara e enchendo as terríveis noites de domingo com miolos, sexo, traições e batalhas. 


Essa última temporada, pelo que eu andei vendo por aí, dividiu opiniões. Alguns acharam incrível, outros se decepcionaram. Eu estou bem no meio termo, em cima da Muralha, sem cair para nenhum dos lados. Foi uma temporada boa? Foi sim. Mas em alguns momentos me peguei pensando que poderia ter sido melhor. Para avaliar os episódios desse ano de uma forma mais geral, vou dividir em núcleos - já que nessa série existem 238298 arcos e 83748372873 personagens (embora uma boa parte deles seja aniquilada a cada temporada).

AVISO: caso você não assistiu ainda ou pretende assistir em breve, RECUE. Esse texto tá minado de spoiler. 


Núcleo da Daenerys Nascida da Tormenta, Mãe de Dragões, a Não Queimada, etc, etc. 

Já vou começar a polêmica por aqui - não gosto dela.

... Quase consigo ouvir uma turba gritando BLASFÊMIAAA

Enfim, sei que apenas 3 em cada 100 fãs de GoT terão empatia por mim, mas Daenerys é a personagem que menos gosto, tanto no seriado quanto nos livros. Porém, o núcleo dela é importante e deve ser citado.

A chegada em Meereen foi épica e, mesmo que Dany me provoque ondas de tédio, sempre sinto um arrepiozinho de emoção quando ouço ela falando valiriano. Fora isso, não achei que a personagem teve muitos momentos memoráveis... Claro que a cena final, quando a mommy deixa seus dois bebês dragões trancafiados, foi de cortar o coração - mas o mérito maior foi do choro dos bichinhos, que quase me fez chorar junto. Ah, e eu quase me esqueço:




Quando o núcleo Daenerys apareceu, eu vi dragões? Exército? Não. Eu vi Daario em sua nova versão morenaça. Melhor, bem melhor.

Núcleo Arya + Cão de Caça

Que dupla! Um dos pontos altos da temporada, sem dúvida. Eles conseguiam ser engraçados e tensos ao mesmo tempo. Pensei que não ia acontecer, mas lentamente, ao longo dos episódios, foi sendo construída uma amizade mal humorada entre os dois. Aqui, tenho que fazer um comentário: Sandor Clegane é um dos meus personagens favoritos - adoro esses vilões que aparentam ser muito maus, mas que quando a gente presta atenção, percebe que nem são tão maus assim. Sandor, além de se entreter imaginando o resgate que vai conseguir quando entregar Arya no Ninho da Águia, ocupou seu tempo roubando, matando e comendo galinhas. Mas se a gente apertar os olhos e chegar mais perto, nota que ele protege, ensina e respeita Arya. Tudo de uma forma bem peculiar, claro.

Em especial, tenho que citar o episódio no qual Sandor tem seu instante de confissões e fala a respeito de seu irmão from hell e o medo que tem do fogo. É nesse mesmo episódio que Arya tenta melhorar a situação do ferimento que o Cão sofreu no ombro. Pois é, um verdadeiro momento de ternura e companheirismo... E eu, na minha ingenuidade, comecei a pensar "Eles estão desenvolvendo o relacionamento deles. Talvez, mudem a história. Talvez, ele seja um sobrevivente do Ceifador Tio Martin...!".

Que nada. Ninguém foge da lista negra de George Martin. Após ser arrebentado por Brienne, Sandor é abandonado por Arya e deixado para morrer. Mas como a esperança é pentelha e se recusa a morrer, continuo acreditando que essa não foi a última aparição de Clegane. Afinal, quando Tio Martin mata, ele mata mesmo. E o Cãozinho ficou apenas com uma séria hemorragia, além das diversas fraturas múltiplas. Quase nada.

Núcleo Brienne e Podrick

Brienne faz parte do meu seleto grupo de personagens favoritos, mas nessa temporada, não houve muita emoção para ela. A busca por Sansa tomou a maior parte de suas aparições. As cenas mais legais foram: a luta contra Sandor (e eu torci pro Cão) - que foi uma das lutas mais intensas da temporada - e o momento constrangedor com Cersei. 

Infelizmente, apenas a fala do primeiro quadrinho é verdadeira hahaha

Minha querida Cersei Lannister deixou explícito que está ciente do amor de Brienne por Jaime e eu, como dedico adoração a esse casal, surtei de emoção e não prestei atenção em mais nada, a não ser na despedida de Jaime e Brienne. Não teve nada de "oh, que LINDOOOO", mas os olhares já me transmitiram muito. Sei que torcer para um casal nessa série é o mesmo que oferecer o coração para ser estraçalhado, só que não posso evitar. Preciso de pelo menos um final feliz nesse negócio.

Núcleo Lannister Brothers

Para variar, os responsáveis pelos momentos épicos dessa temporada. Nem preciso dizer, né? Minha família favorita. 
Katy Perry aprova

Cersei: divando eternamente. A legítima personagem que todos amam (ou deveriam amar) odiar. Seus risinhos irônicos e venenosos sempre provocam rebuliço, seu amor incestuoso faz até os mais safados baixarem o rosto corado. E a cena final na qual ela afirma para Tywin que as más línguas estavam certas? Memorável.

Jaime: junto com Tyrion, é o meu personagem mais amado. É aquela mesma fórmula do Sandor - personagem vilão que no fim, nem é tão vilão. E o Jaime, então... Acredito sinceramente que ele tem vocação para herói. Claro, nessa temporada houveram alguns escorregões (sério que ele estuprou a Cersei? Não posso crer ;_;), mas o caráter de Jaime não é irrecuperável... Na verdade, ele é um dos personagens mais complexos e com possibilidade de evolução dessa série (te amo Jaime!). Acho que muitos vão começar a simpatizar com o personagem devido ao belo enfoque que foi dado ao relacionamento dele e de Tyrion. 

Tyrion: o que dizer? Essa temporada só serviu para confirmar que o nosso grandioso anão é o personagem mais foda de toda a série. As falas daquele julgamento foram um soco na cara, algo extraordinário de tão bom. A a raiva e o ressentimento de Tyrion em jogar a verdade na cara do povo, a emoção e decepção quando Shae dá o seu depoimento, o desafio final. Então, no último episódio, o grand finale. Todos já falaram da morte de Tywin e eu não tenho o que acrescentar, somente que morrer no troninho foi a ironia perfeita para o personagem. Eu só fico triste com uma coisa - o Lannister pai era um ótimo personagem, um verdadeiro vilão. Vou sentir muita falta dele e não sei se GoT terá um vilão a altura.

Filhos... Melhor não tê-los. 

Extras:

- Luta de Oberyn e a Montanha foi a melhor da série toda. Eu li os livros e sabia o que iria acontecer, mas não pude deixar de torcer pela Víbora. Num segundo de esperança, cheguei a acreditar que os produtores tinham enlouquecido e deixariam ele viver! Novamente, me enganei. Todo mundo gostava de Oberyn, mas não adiantou. Pelo menos, a morte dele foi uma das mais incríveis.
A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.


- Ainda nas mortes, não dá pra esquecer de Joffrey. Geralmente eu gosto de vilões, mas desse aí, não tinha como gostar (principalmente porque ele matou Ros, minha put* favorita). Foi uma morte tão esperada que, enquanto ele asfixiava, eu ria.

- Sansa: não gosto da Daenerys, mas gosto da Sansa. Sou um exemplar único de ser humano hahaha Pois é, a criatura enfim evoluiu e entrou no jogo. Mentiu para os poderosos do Ninho da Águia e abandonou os cabelos ruivos, aderindo ao castanho e transformando-se em Alayne, bastarda de Mindinho. Espero grandes coisas dessa garota.

- Patrulha da Noite: um dos principais arcos da temporada, mas eu só tô falando dela agora. Por que? Porque eu não gostei. O nono episódio teve uma grande propaganda e muito sangue e emoção foram prometidos na batalha inicial entre os selvagens e a Patrulha. Achei que faltou coisa. Ironicamente, esse foi um episódio completamente dedicado a um único núcleo, algo que eu não sei se já tinha acontecido em Game of Thrones. Bá, não sei explicar... Só sei que, de alguma forma, a luta Oberyn X Montanha, em seus poucos minutos, foi mais emocionante do que os 50 minutos dedicados á Patrulha da Noite.

Não falei do Bran porque não suporto esse guri. Prefiro o Rickon.
É sério.

Até a próxima!



You Might Also Like

0 comentários