.

Cultura Egipcia

By 13:38


No Egito antigo, tudo era voltado para a religião. Era ela que regia todo o comportamento da civilização da época. O faraó era visto como uma divindade.

A arte da mumificação não era apenas para que o corpo ficasse intacto por anos. Era feito todo um ritual durante a mumificação, ensinado pelo Livro dos Mortos (ao contrario do que diz o filme A Mumia, o livro dos mortos apenas conta o cotidiano dos egipcios e ensina os rituais para a passagem do KA do morto para a segunda vida).

A arte, como a conhecemos (desenhos, esculturas, joias) era completamente voltado para a religosidade, cada coisa tendo seu significado ligado a algum deus, e servia apenas para a proteção e guiar o duplo ser (os egipcios não acreditavam em alma, acreditavam em um duplo ser, o KA, e quando morto, esse duplo ser viveria a segunda vida eternamente. Por acreditar que o duplo ser precisaria de suporte para a vida no segundo plano, os egipcios faziam a mumificação e a arte.

SUPORTE:
1º - Corpo do morto (mumificação)
2º - Escuturas (as esculturas tinham que ser firmes e praticamente não apresentavam movimento, para não correr o risco de quebrar)
3º - Relevo (feitas em paredes, como se fossem esculturas)
4º - Pintura (feita na parede e pergaminhos)

Se todos os suportes sofressem qualquer tipo de dano, a segunda vida estaria perdida.

Até mesmo animais eram mumificados. Principalmente gatos. Os felinos eram vistos como sagrados, representação da deusa Bastet.

Seguidamente o faraó era levado, após ter seu corpo preparado, para seu tumulo, onde era coloca materiais para utilizar na sua segunda vida. Amuletos, gatos mumificados, comida (principalmente pão) e cerveja. Os egipcios acreditavam que o duplo ser também precisava comer e beber. Alguns servos levavam o sarcofago (que nada mais era do que um sarcofago dentro do outro, mais ou menos 4, sendo o ultimo de material bem resistente), e eles nunca mais voltavam. Ficavam junto ao corpo esperando o duplo ser para dar as instruções de sua primeira vida. Assim alem de guiar o faraó morto, também impediam que a informação da localização do corpo fosse de conhecimento geral.

O faraó também era representado em pinturas e esculturas sendo maior que a esposa (raras vezes ambos tinham o mesmo tamanho), e mil vezes maior que os filhos. Por ser considerado uma divindade, era superior a todos, por isso seu tamanho descomunar em esculturas. Se virem as feitas em frente aos templos, as esculturas tem metros de altura, para demosntrar a superioridade do faraó e sua familia.


O Livro dos Mortos nada mais é do que um rolo enorme de pergaminho. Nada de materiais pesados com inscrições que trazem os mortos de volta a vida. Mostravam o cotidiano do povo, o tribunal de Osiris (o qual os mortos tinham o coração pesado enquanto falavam a Osiris tudo o que fez em vida), os rituais de mumificação, ou seja, basicamente as anotações de todo um povo.

Porem com os roubos que ocorreram no século 19, muita coisa se perdeu. A construção das piramides, que é uma incógnita, tem apenas suposições. Informações valiosas foram perdidas durante os saqueamentos da época. Até mesmo a crença de maldição aos que roubavam os tumulos tem uma ótima explicação cientifica (devido aos anos de enclausuramento, quando se abriam as portas e o oxigenio entrava em contato com o ambiente, as doenças afetavam os invasores nos primeiros momentos. Só olhar o documentario de Tutankamon no Discovery).

O mais incrivel de tudo foi ao descobrir que na epoca em que o Egito era moda, os nobres faziam banquetes, onde dizia no convite que os final do jantar, haveria dissecação de mumia. Imaginem comer e logo após ver um cadaver sendo aberto e você poder mexer nele a vontade.

Apesar de tudo, é impressionante como as mumias ainda estão conservadas, apesar de todas as coisas que já fizeram com elas.

Acho que este post ficou meio grande (meio???)... mas é um assunto super interessante, que não tem como ser muito resumido. Tentei fazer o máximo, mas creio que possa ter ficado meio confuso, tamanho resumo que fiz disso. A cultura egipcia é uma das mais interessantes e complexas... poderia ficar horas e horas falando apenas nisso.

Mas enjoaria demais, não???

=^-^=





You Might Also Like

5 comentários