.

Resenha: Sailor Moon Crystal

By 08:18 , ,


As mais novinhas provavelmente não conhecem, mas tem muita gente com mais de 20 anos que cresceu com esse anime. Sailor Moon, a primeira temporada (conhecida como Classic) foi exibida nos anos 90 pelo falecido canal Manchete e se tornou um marco na infância de muita gente.

Eu era fã absoluta. 

Junto com Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon foi o meu programa favorito - mas apenas no que diz respeito à primeira temporada. Por conta das modificações na dublagem (os estúdios da Gota Mágica eram responsáveis pela primeira dublagem de Sailor Moon), nunca consegui gostar das fases seguintes, apesar de ter assistido tudo. Basicamente: eu adoro esse anime e ele está numa espécie de pedestal da minha infância.

Em 2012, para comemorar um vigésimo aniversário de Sailor Moon, foi anunciado que uma nova adaptação da história seria lançada. Mas apenas agora, em 2014, essa versão, nomeada de Sailor Moon Crystal, passou a ser transmitida. Até agora foram 2 episódios disponibilizados, num total de 26. 

Para quem não sabe, Sailor Moon surgiu a partir de um mangá (história em quadrinhos japonesa), assim como diversas produções animadas do Japão. O mangá apresentava diversas diferenças em comparação com a série animada e essa nova versão, a Crystal, tem como objetivo ser muito mais fiel aos quadrinhos. E já nos primeiros dois episódios, dá para perceber essas diferenças.


  • Começando pelo visual dos personagens: no mangá, o povo tem rostos de queixos mais pontudos, são muito magras e tem pernas mui longas. Na primeira versão, aquela dos anos 90, todos foram "achatados", os rostos foram suavizados e a aparência dos personagens se tornou mais próximo da estética de outros animes da época. Em Crystal, a aparência das personagens está bem semelhante ao que é mostrado no mangá:


Dá pra perceber nessa imagem de comparação que as meninas de Sailor Moon foram mais "embelezadas" e que os detalhes do desenho estão mais cuidadosos - o que também corresponde aos avanços tecnológicos. Serena/Usagi também está bem mais bonita (o que pra mim, tira um pouco do charme dela):



  • A personalidade das personagens também foi modificada - lembrando que todas as mudanças em Crystal foram feitas para a história ficar mais próxima da do mangá. Em Classic, temos uma história muito voltada para o humor, com diversos momentos hilários e personalidades que muitas vezes, passam por bobinhas. O que, na minha opinião, era o grande ponto alto de Sailor Moon. 
Para quem não lembra ou não sabe, Serena/Usagi (a Sailor Moon que dá nome à série) era burrinha, medrosa, chorona, histérica. Ou seja, tudo o que não se espera de uma protagonista! E Rei, a Sailor Mars (na foto, a que usa uniforme vermelho), era turrona e vivia se encrencando com Serena, o que rendia diversas brigas entre as duas. No mangá (e acredito que em Crystal também), Rei é sofisticada, mais séria. Na verdade, todas as personagens são mais sérias. 

Pelo que pude ver nos dois episódios de Crystal, a comédia existe sim. Usagi continua meio bobinha, as implicâncias com Mamoru (Darien para os brasileiros) permanecem. Mas é tudo muito mais suave. Usagi, por exemplo, não faz nem metade das caretas que fazia em Classic.

  • Por fim, a principal modificação, com toda a certeza, é na própria história. Sailor Moon Classic tinha mais de 50 episódio, sendo que a grande maioria deles eram fillers - isto é, simplesmente não existiam na história original. O romance entre Nephrite e Naru (Molly na versão BR) não acontece no mangá, e nem a busca pelos cristais arco-íris. Usagi/Serena não é a líder das guerreiras, mas sim, Sailor Vênus, que no mangá tem um papel muito mais importante. As memórias de Usagi do Milênio de Prata afloram muito antes, assim como em outras personagens (Ami, a Sailor Mercury, já tem certos vislumbres de sua vida passada no segundo episódio de Crystal). Em Classic, essas memórias vinham muito aos pouquinhos e só entram pra valer na história na segunda metade da temporada.
Em Crystal, deu pra perceber que a história será muito mais rápida. Enquanto que em Classic levamos mais de 50 episódios para ver o desfecho do confronto entre Rainha Beryl e as guerreiras, em Crystal isso não levará mais do que algumas poucas semanas. 

No primeiro episódio de Sailor Moon Crystal a ser exibido, intitulado como "Usagi - Sailor Moon", a Usagi ganha seu broche, transforma-se e luta contra a primeira enviada do mal, um monstrengo que tomou a forma da mãe de sua melhor amiga, Naru/Molly. É bastante semelhante ao primeiro episódio de Sailor Moon Classic. Contudo, ao invés dos capítulos seguintes serem de episódios fillers recheados de comédia, nos quais conhecemos mais os outros personagens e nos encantamos com a personalidade divertida de Serena, já somos apresentados à Ami no segundo episódio de Sailor Moon Crystal, que foi nomeado como "Ami - Sailor Mercury".

Nesse, a aluna gênio da escola é observada por Luna, a gata/guru de Usagi. Ami, que tem como objetivo ser médica assim como sua mãe, frequenta um centro de estudos especial chamado de Seminário de Cristal. O que ela não sabe é que por meio desse seminário, os inimigos estão fazendo uma lavagem cerebral nos alunos, com o objetivo de encontrar o lendário Cristal de Prata. É outro episódio que lembra muito o da versão Classic, quando Ami é apresentada. No entanto, esse novo é uma versão bem mais contida, assim como provavelmente será todo o anime Crystal.

É impossível assistir essa animação sem fazer uma comparação o Classic, ainda mais para quem cresceu acompanhando as primeiras aventuras de Serena. E é muito estranho se deparar com essa ambientação mais séria, sem as carregadas doses de comédia. Eu revejo muito o Classic e sempre, seja com 6, 17 ou 25 anos, dou gargalhadas com as cenas. Não é o que aconteceu com Crystal. Se essa animação seguir mesmo o enredo do mangá (o que é 98% de certeza), iremos nos deparar com uma história bem diferente, envolvendo mais lágrimas, mais mortes e inclusive, cenas de suicídio. 

Por enquanto, estou achando legal. A animação é bem feita e é curioso assistir uma série que está tão arraigada no meu imaginário em uma versão tão diferente. Mas tenho que dizer que é irritante assistir a Usagi (agora, mais inocente e boazinha) com essa carinha o tempo todo:


Em resumo: quem ama o mangá, irá ter explosões de emoção com esse anime. Quem está extremamente acostumado com as temporadas anteriores de Sailor Moon, talvez assista com um pé atrás. O importante é aproveitar essa grande homenagem que fizeram a uma obra que é muito amada, mas sem jamais esquecer a primeira animação que marcou toda uma geração de meninas (e meninos).

You Might Also Like

8 comentários