.

Império Romano e sua herança

By 08:58

Pouco os leigos conhecem sobre o grande Império Romano. Em uma unica aula de história (mesmo sendo história da arte) constatei que muito que vimos nos filmes são tão ilusórios quanto a lua estar mais perto se subirmos uma montanha.



Roma era um império em expansão, por isso suas crianças eram treinadas, desde pequenos, para guerrear. Ficavam meses fora de casa, longe das mãe, e quando iam à guerra, chegavam a ficar anos. Conhecendo a vida da epoca, não é de se admirar que os romanos tinham relações homossexuais, sendo sua iniciação com parceiros do mesmo sexo, pois meninos conviviam com otros meninos e homens, e as meninas, com outras meninas. A maior parte das vezes a iniciação era feita com seus professores e tutores.

A vida do imperador se resumia, basicamente, em banhos publicos e orgias. E para mostrar sua grandiosidade e poder, eram feitos retratos, em forma de escultura, onde, não importa a situação em que o imperador se encontra, seu rosto sempre é sereno e calmo, e sua postura imponente. Então seu povo o via atraves dos retratos e esculturas de seus grandes feitos, esquecendo, assim, a vida privada de seu governante.

O Coliseu servia para colocar em ação a politica do "Pão e Circo", onde as pessoas comiam e se divertiam, enquanto o imperador roubava do povo sem que ele reclamasse. Em intervalos regulares, pães eram atirados para o publico e, de barriga cheia, viam as batalhas sangrentas e sem fim entre os gladiadores e animais. Quanto mais sangue, melhor, mais divertido era.

Os gladiadores eram expolio de guerra, e por isso ninguem se importava com sua morte. O imperio invadia regiões e tomava seus moradores como prisioneiros para servir em várias tarefas, inclusive lutas até a morte no Coliseu.

E aqui nos perguntamos, o que tem a ver roma e sua herança? Ninguem se deu conta de que os dias de lutas no Coliseu não se parecem muito com os dias de Copa do Mundo e Olimpiadas? Sempre que ocorre um desses jogos, o povo fica voltado somente para eles e só se fala neles, e a politica simplesmente é esquecida. E, misteriosamente, após acabarem os jogos, sempre à acusação de roubo.

Alem de vivermos com elementos da arte Classica para mostrar a grandiosidade do pais, somos regidos, ainda, pela politica do "Pão e Circo", onde ninguem reclama de nada e vê nada, mas depois todos querem reclamar dos impostos e que foram roubados.


Ao meu ver, vai demorar muito para isso mudar.


PS.: acredita-se que o Coliseu, alem de sofrer com o tempo, teve algumas de suas paredes "roubadas" pelos católicos para a construção das igrejas.



=^-^=

You Might Also Like

3 comentários