.

Good book / O bom livro

By 09:00


"Gook Book: the bizarre, hilarious, disturbing, marvelous, and inspiring things I learned when I read every single word of the Bible"

"O bom livro: as coisas bizarras, hilárias, perturbadoras e maravilhosas que aprendi quando li cada palavra da Bíblia"

Escrito por David Plotz


Não vou colocar aqui a entravista que o Sr. Plotz deu à revista Época, se o quiserem, é só digitar o nome do autor no google que surgirão mais de 2.400 páginas.


Mesmo sendo agnóstico, David Plotz defendeu a leitura da Bíblia em colégios e universidades, afirmando que não ler a Bíblia é quase como ser cego. Disse que é necessário conhecê-la, pois alguns aspectos básicos da nossa civilização surgirão desse livro.

Também sou agnóstica, pode-se dizer que desde os 9 anos de idade, quando comecei a frequentar a catequese e me dei conta de que tem muitas coisas contraditórias sobre Deus e suas ações. Depois indo a igreja e vendo que as pessoas que não se casam, apenas se juntam e vão morar juntas, não podem comungar (o que seria o perdão). Então parei pra pensar, Deus não pode perdoar essas pessoas que se amam, por esse pequeno detalhe de casamento? É amor. Não importa se são casados ou não, se são hetero ou homossexuais. Ao meu ver, o Deus que eu acredito quer a nossa felicidade, não regras impostas por outros humanos pra nos fazer sentir inferiores e pecadores.

Faz uns três dias, eu e minhas amigas acabamos discutindo sobre como ensinar nossos filhos sobre religião, sendo agnósticas. Algumas ficaram indignadas quando mencionei que, se meu filho me perguntasse como Deus pode ter criado o mundo em 6 dias, eu explicaria que a contagem de dias pra Deus e pros humanos é diferente, já que o primeiro tem a eternidade. Falaram que uma criança não esta preparada pra saber disso. Mas convenhamos, se uma criança não puder entender que ela e Deus são diferentes, então desculpe, mas meu filho seria ignorante demais. Muitas pessoas levam muito na fantasia a Biblia e as histórias contadas nela. Não afirmo que são falsas ou verdadeiras, mas sim que ao ler elas, tem que analisá-las.

Bem, como Plotz mesmo falou em sua entrevista, ao ler no livro de Gênesis uma história que o deixou indignado, ele parou pra pensar que, se esta no Gênesis, que é tão conhecido, imagine as outras histórias da Bíblia? E realmente, ao meu ver, concordo com cada palavra dele. Levando em consideração a Biblia como fonte de conhecimento sobre Deus, ele seria perverso, matando muitas pessoas sem razão, não é misericordioso, amoroso, não tem compaixão. É um pouco perturbador achar que alguem assim cuida de nós.

Quero deixar bem claro que não estou criticando aqui Deus ou qualquer religião. Acredito que a fé seja muito importante, e que cada um deva defender aquilo que acredita, sendo Deus, algum ser divino que independa de religião, ou simplesmente o nada dos ateus. Apenas estou colocando o meu ponto de vista sobre o assunto, que já é muito polemico.

Bem, voltando ao livro Good book, eu fiquei super a fim de ler esse livro, ainda não consegui encontrar ele. Pois fala de muitas coisas da Biblia, como mesmo diz o nome, desde coisas ruins a coisas maravilhosas que se aprende. A Biblia querendo ou não faz parte da nossa cultura, e foi ela quem deu origem à muitos aspectos da nossa civilização. Há coisas engraçadas que Plotz cita, como por exemplo a obsessão de Deus por homens carecas. Deve ser, no minimo, interessante esse livro.

O próprio autor afirma que esse livro poderia substituir a Biblia, pois alem de ser uma educação biblia divertida e economizar tempo, pois o livro é menor do que o livro inspirado, Plotz ainda brinca dizendo que a melhor parte é que as pessoas podem deixar o seu livro no banheiro sem se sentirem culpadas.

Eu já li a Biblia e a estou lendo novamente, depois de anos deixando-a juntar poeira na estante de casa. Tem muitas coisas que me deixam indignada, mas começo a perceber que realmente Deus não pode ser daquele jeito que o descrevem... é apenas uma história... uma cultura... passada por muitas e muitas gerações.



Desculpem-me se causei algum transtorno, não foi o que eu queria. Apenas quis dar minha humilde opinião. Pode deixar a sua se quiser.





='-'=

You Might Also Like

1 comentários