.

Fumacinha demoníaca

By 14:28



Durante toda a minha vida, nunca, em momento algum, vi minha tia fumando. Na verdade até duvidei quando me falaram, e bati o pé desmentindo a tal injuria. O detalhe era que a própria filha da mulher era quem me falava. Ou seja, ela fuma, mas longe, beeeeem longe de todos.

O que quero chegar com isso é que os fumantes passivos podem chegar a ter os mesmos problemas de saúde do que os próprios fumantes. Na queima de um cigarro 4000 substancias são liberadas, entre elas 60 são carcinogênicas.

Vamos relevar os riscos de saúde, tipo asma. Pensando somente na fumaça que exalamos ao soltarem depois daquela longa e tranquilizadora tragada, quase morremos de tanto tossir com a fumaça fedorenta.

Não estou criticando todos os fumantes. Como dito acima, minha tia é fumante, mas nunca ficou baforando na cara dos outros. O problema é aquela senhora na parada, que se posiciona a favor do vento e, a cada nova expelida de fumaça, tudo voa na cara das outras pessoas, que esperam pacientemente o ônibus chegar. É quase automático todos os rostos se voltarem pra criatura, os punhos cerrarem e os burburinhos começarem.

E, particularmente, o pior ainda não é isso. Depois de fumar, a maioria joga a bituca no chão. Sério, um lixo à menos de um metro e me jogam o bagulho no chão. Além de tudo o cigarro ainda causa falta de educação crônica?


Li em um blog um fumante comentando que o que o irrita é pagar todos os impostos e agora ficarem falando onde podem fumar. Mas se são eles que tem esse vício, por que nós, não fumantes, temos que arcar com as consequencias? Se não quer ter que aturar uma situação dessas, é simples, só parar de fumar.

Não consigo fazer entrar na minha cabeça que os pais tornam filhos pequenos em fumantes passivos. Agora, se algum deles ouvir que o filho de 5 anos tomou um copo de cerveja, ai se revoltam. De certa forma é a mesma coisa. Quero dizer, o copo de cerveja deve ser uma ou duas vezes, o fumante passivo, a vida toda.

Não quero aqui recriminar os fumantes, fazê-los parar de fumar - mesmo isso sendo bem mais saudável - ou repensar seus princípios. Cada pessoa faz o que quer. O problema é que muitos esquecem que os seus direitos acabam onde começa o dos outros.

Vamos nos respeitar, galera...

You Might Also Like

0 comentários