Sexta-feira 13
13, o numero preferido das escritoras deste humilde blog.
Sexta feira, apesar de meu dia preferido ser sabado, a sexta-feira a noite é o melhor momento de toda a semana.. sem trabalho e com mais dois dias de folga.
Então, juntando esses dois, por que se tornaria um pressagio de mau agouro? De azar?
A origem cristã da sexta-feira 13 se tornar amaldiçoada é que, na ultima ceia de Cristo, juntaram-se ele e mais seus 12 apostolos, totalizando 13 pessoas. E neste mesmo dia Cristo ter o infortunio de ser cruscificado (não vou falar traido, pois eu e a Jana gostamos de Judas, ao menos não acreditamos que seja um traidor sem misericordia).
Alem da justificativa cristã, existem 2 outras lendas.
A primeira é da mitologia nórdica, onde em um jantar para os deuses, reuniram-se 12, e o espirito de Loki apareceu e criou uma briga, matando o preferido dos deuses, Balder (Li a mitologia nórdica, e pelo que me lembre Balder foi morto por uma flechada, culpa de Loki, sim, mas foi em uma festa. Loki conspirou, mentindo para outro deus, que, sem querer - mesmo sendo a intenção do traiçoeiro deus Loki - o pobre Balder, que passou a viver no inferno e esperar pelo Ragnarok. Mas isso é outra história)
A segunda lenda, escandinava, fala de Friga, deusa do amor e da beleza. Quando as tribos as tribos nórdicas e alemãs se converteram pro cristianismo, transformaram-na em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa. E depois pelo mundo.
O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
CURIOSIDADES
- Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.
- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive de 1993 com direção de Frank Marshall(Resgare Abaixo de Zero).
Vi em algum lugar na internet alguem comentando que, em uma sexta-feira 13, foi para a aula e não tinha quase nenhum colega. Estranhou pois não era greve nem feriado. Algum tempo depois descobriu que era porque essa data estava "marcada" como o dia do fim do mundo. E claro, as pessoas desejavam passar pelo juizo final perto dos seus entes queridos.
Isso também é meio loucura, mas cada um, cada um. E suas crenças, cada um lida com elas do jeito que achar melhor.
Particularmenten hoje foi um dia comum, melhor que os outros pois não havia muito trabalho e, gostando do numero e do dia, fiquei mais feliz que o de costume. Machuquei o dedo, minha calça rasgou, ninguem foi me buscar depois do trabalho. Mas em compensação, 5 dos meus chefes não vieram, então só tinha 1 pra me mandar e também me obedecer... foi um dia tranquilo, não muito quente, sem chuva, sem sol forte...
Então porque eu dira que foi um dia azarado???
Deve ter sido melhor que os outros... claro, minha fé nessa dataajudou bastante a ser otimista e não me preocupar...
Enfim, pra que pensar em sorte e azar?
É só não sair de casa, não fazer festa ou dar um jantar com 13 pessoas... ah, e cuidado com os gatos pretos cruzando se caminho. Sal grosso na porta, e sabe, um espelho na frente da entrada ajuda a não deixar as energias negativas entrarem em seu lar.
E no fim, tudo se resolve com um chocolate e uma noitada bem divertida... nenhuma sexta-feira 13 ou maus agouros vão importar...
='-'=
1 comentários